PORQUE REGISTRAR O SEU E-COMMERCE?

Com o avanço da pandemia o aumento do empreendedorismo digital, empresas que antes eram apenas físicas passaram a migrar para o virtual. Além disso, para muitos empreendedores, aderir ao e-commerce marcou o inicio da sua marca.  Dessa forma as mudanças proporcionaram um novo olhar para o digital, ressaltando de vez a sua função de vendas. 

Tendo esse novo olhar para os negócios, nunca foi tão importante o (a) empreendedor (a) ter a exclusividade do nome do seu negócio a partir do registro da sua marca. O primeiro ponto a ser ressaltado diz respeito a Concessão do Certificado de Registro da Marca pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Nesse sentido vale lembrar que:

  • Registro na junta comercial, não é registro de marca e não garante segurança ao proprietário da marca. 
  • Ter um perfil ou um e-commerce não garante a você prioridade no registro da marca. 
  • O registro da marca de qualquer empreendimento, seja grande, médio ou de pequeno porte deve ser feito pelo processo administrativo junto à autarquia federal (INPI).

Com o crescente número de lojas e perfis comerciais no Instagram, tornou-se quase impossível não encontrar perfis semelhantes, atendendo ao mesmo nicho de clientes. Além disso, muitos desses perfis usam como estratégia confundir os consumidores e desviar a clientela para o seu próprio perfil. 

Como então garantir a exclusividade da sua marca? 

Já falamos acima, mas vale reforçar que dono da marca é quem possui registro junto ao INPI.  Nem mesmo possuir domínio do endereço do site do negócio concede esse direito de exclusividade sobre a marca empresarial. 

Outro ponto importante que vale destacar é que podem existir marcas com o mesmo nome, porém em classes diferentes de atuação. Válido, desde que não há presente má-fé ou desejo de causar confusão ou associação do público consumidor em comum entre ambas as marcas.

“Em 2021, um sinal bastante positivo foi apontado pelo grande volume de pedido de registro de marca no INPI por empreendedores de pequeno e médio porte. Segundo levantamento da autarquia federal, as micros e pequenas empresas foram responsáveis pelo aumento de 75% dos pedidos dos registros das marcas somente no primeiro semestre do ano passado, representando cerca de 82 mil processos de reconhecimento de exclusividade sobre determinada marca empresarial”. 

A exclusividade da sua marca, será essencial para investimentos e ações futuras. O registro da marca é o que garante sua efetiva proteção contra os diversos abusos que ela possa sofrer por parte de terceiros. Os riscos que a marca corre sem o devido registro nem sempre são amplamente compreendidos. Por isso, confira neste post alguns dos principais perigos e as consequências que a falta do registro acarreta.⠀⠀
⠀⠀
👉  Outra pessoa pode registrar primeiro: você abriu a empresa e deixou para registrar depois. Cuidado, outra pessoa pode registar sua marca antes de você!⠀⠀
⠀⠀
Prejuízo financeiro: caso você já seja conhecido por esse nome pelos seus clientes e todo mercado, tenha peças publicitárias, folders, banners, fachada com o logo da sua marca você precisará passar por uma reformulação completa, o que é um grande prejuízo financeiro.⠀⠀
⠀⠀
Prejudicar a reputação da empresa
: O fato da sua empresa enfrentar processos, ter de pagar indenizações ou o simples fato de ter de trocar o nome de uma marca por questões jurídicas de registro de nome faz com que a reputação da sua empresa fique comprometida, por perder credibilidade.

Por isso, antes de começar qualquer negócio, fale com a Cidwan!
Ligue: (34) 3291-7400
WhatsApp: (34) 9 8845-0529
Acesse nosso site: www.cidwan.com.br/