Bom dia, seja bem vindo!
Notícia - Cidwan

Patente: American Express usará blockchain para sistema de prova de pagamento

14 AGO 2018

Pensando em maneiras de aumentar a segurança e provar quando as transações financeiras ocorreram, a American Express está se voltando, cada vez mais, para as soluções apresentadas pela tecnologia blockchain.

Em um pedido de patente divulgado na semana passada, a gigante dos serviços financeiros descreve um sistema descentralizado que recebe a “confirmação de pagamentos incluindo o valor da transação e a identificação do vendedor”.

O conceito visa gerar evidências de que a transação ocorreu entre os comerciantes e seus clientes, não se limitando a apenas um recibo de papel e, assim, evitar fraudes, como descreve o documento:

“Um entidade de processamento de pagamentos (com uma rede de cartões, bancos, etc.) fornece a evidência de um pagamento à prova de adulteração em um blockchain. Um dispositivo inteligente poderá identificar a transação e ainda extrair informações relevantes. A informação poderá ser criptografada no blockchain com o acesso restrito as entidades portadoras da chave e verificada na presença de um cliente”.

A patente da AmEx exalta o papel da tecnologia em reter “dados de transações, contratuais, de provas de pagamentos, de identificação e/ou outras informações, conforme desejado”, como uma solução que agrega mais segurança à rede de cartões.

Ampla utilização

A empresa ressalta que os dados poderão ser usados para desbloquear uma hospedagem de hotel e alugar ou compartilhar artigos através do comprovante de pagamento que consta na blockchain.

“Usando os sistemas e métodos descritos aqui, o processo de prova de pagamento para os beneficiários pode ser quase instantâneo. Por exemplo, um comprador pode escolher uma casa para alugar em um site, pagar por ela através do site e ter a casa desbloqueada automaticamente, ao receber a prova de pagamento em segundos”.

Além disso, “o sistema pode ser utilizado para fornecer acesso sem ingressos para um cliente em cinemas, teatros, eventos esportivos, shows e etc.

Embora a decisão sobre se o sistema blockchain da AmEx será hospedado em uma rede privada ou pública ainda esteja em aberto, o documento destaca como “as redes públicas podem alavancar o poder computacional cumulativo da rede para melhorar a segurança”.

Este pedido de patente da American Express é o mais recente de uma série que foi iniciada em outubro do ano passado, quando esta mesma filial da empresa solicitou um registro diferente, relacionado a recompensa de clientes, conforme noticiamos no Portal Criptoeconomia.

Sobre esta patente anterior, a ideia da empresa é estabelecer um programa personalizado de Membership Rewards para os portadores de cartões, a partir da tecnologia blockchain da Hyperledger, com a qual se associou em janeiro desse ano.

FONTE: https://criptoeconomia.com.br/patente-american-express-usara-blockchain-para-sistema-de-prova-de-pagamento/

WhatsApp Cidwan