Boa noite, seja bem vindo!
Notícia - Cidwan

Querendo aproveitar a temporada de jogos para aquecer o negócio?

18 JUN 2018

Se você está pensando em decolar nos gráficos de crescimento de sua empresa e aproveitar este ano de jogos, vale a pena ficar atento a alguns detalhes antes de fazer uma boa campanha publicitária para seu negócio.
Você já sabe que com direito autoral não se brinca! Afinal todos que trabalham tanto na criação de uma ideia, arte, foto dentre várias outras coisas merecem seu reconhecimento. Com os jogos não é diferente, portanto é necessário que você tome alguns cuidados.

Com o que tenho que ficar atento?

A FIFA possui o direto autoral das marcas “2018 FIFA World Cup Russia”; “2018 FIFA World Cup”; “FIFA World Cup”; “Russia 2018”; “World Cup 2018” e várias outras que fazem menção aos jogos deste ano.
Portanto caso esteja em seus planos iniciar uma campanha para sua empresa, nos próximos meses, cujo o nome faça menção aos jogos, repense!
Uma dica também é referente ao termo “Copa do Mundo”. Mesmo por fazendo uma referência de forma ampla e genérica, é aconselhável a NÃO utilização da mesma, já que ao se juntar com ícones como taças e com do seu anúncio comercial, pode resultar também em uma utilização indevida.

Quem pode utilizar as marcas dos jogos?

Apenas patrocinadores oficiais podem utilizar as marcas dos jogos e fazer menção direta sobre ele em suas campanhas publicitárias.
Vale lembrar que a FIFA possui direito autoral para quase tudo relativo aos jogos: Marcas, emblemas, mascote e inclusive da imagem da taça.
Então não as utilize caso não seja um patrocinador oficial.

O que posso fazer para aproveitar os jogos sem dores de cabeça?

Estratégias para aproveitar essa temporada é o que não falta.
A melhor dica é: Seja criativo.
Seja criando ações dentro do seu estabelecimento ou ofertas imperdíveis e que sejam realmente vantajosas, sabemos que todo bom empreendedor tem suas peças-chave que podem ser exploradas e aplicadas em épocas de eventos como este. Se você ainda não sabe o que fazer, ás vezes você está precisando apenas de bons conselhos de algumas mentes criativas, acredite, para essas pessoas sempre tem um jeito!

Pontos importantíssimos:

- Não promova sorteios ou promoções que utilizam como prêmio ingressos para os jogos. Esta ação é expressamente proibida, somente patrocinadores oficiais podem realizar esse tipo de ação.
- Cuidado ao utilizar elementos que fazem menção a Seleção, pois esta ação poderá ferir o direito autoral da CBF – Confederação Brasileira de Futebol.
- Não utilize logos, marcas, mascote ou imagens da taça de campeão, todos são elementos com direito autoral da FIFA

Embasamentos jurídicos:

LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996

Art. 189. Comete crime contra registro de marca quem: I - reproduz, sem autorização do titular, no todo ou em parte, marca registrada, ou imita-a de modo que possa induzir confusão; ou II - altera marca registrada de outrem já aposta em produto colocado no mercado. Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

Art. 191. Reproduzir ou imitar, de modo que possa induzir em erro ou confusão, armas, brasões ou distintivos oficiais nacionais, estrangeiros ou internacionais, sem a necessária autorização, no todo ou em parte, em marca, título de estabelecimento, nome comercial, insígnia ou sinal de propaganda, ou usar essas reproduções ou imitações com fins econômicos. Pena - detenção, de 1 (um) a 3 (três) meses, ou multa. Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem vende ou expõe ou oferece à venda produtos assinalados com essas marcas.

WhatsApp Cidwan