Boa noite, seja bem vindo!
Notícia - Cidwan

Toyota registra desenho de 'mini' Prius no Brasil

22 JAN 2018

Prius C é versão encurtada do híbrido à venda por aqui. Ele utiliza plataforma do Yaris e motor 1.5, mas não está confirmado para nosso mercado. A Toyota solicitou ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Inpi, o registro de desenhos industriais do híbrido Prius C no Brasil. A publicação foi na revista do órgão da última terça-feira (16).
O Prius C é uma versão compacta do Prius que é vendido atualmente no Brasil por R$126.600. Ele está disponível em mercados como Estados Unidos e Japão.

O pedido de registro dos desenhos aconteceu em 2011, porém, só agora eles foram publicados na revista. Tanto que as imagens são referentes ao Prius C antes da última atualização visual.

O Prius C do mercado americano é pouco maior do que um Toyota Etios. São 4,13 metros de comprimento e 2,55 m de entre-eixos. O Prius "convencional" tem, respectivamente 4,54m e 2,70m, e é um dos carros mais econômicos do país atualmente.

A versão mais curta utiliza motor 1.5 de 74 cavalos e outro elétrico, de 61 cv. No entanto, a potência combinada é de 100 cavalos. A transmissão é CVT.

A plataforma é a mesma do Yaris, que será produzido no Brasil ainda este ano, e diferente daquela utilizada pelo Prius, chamada de TNGA.

Apesar de ter registrado os desenhos, a Toyota não confirmou que venderá o Prius C por aqui. Alguns motivos, no entanto, sinalizam que esta pode ser uma opção. Um deles é compartilhar a plataforma com o Yaris, o que reduziria muito os custos de produção.

Outra razão para acreditar no Prius C é que ele é mais acessível do que o Prius vendido atualmente, o que ajudaria a popularizar a tecnologia.

O chefão daToyota para a América Latina, Steve St. Angelo também disse que a marca deve apostar em híbridos movidos a etanol, e que o desenvolvimento desta tecnologia estava em andamento. St Angelo afirmou que o Prius não seria o primeiro híbrido flex a ser vendido. Seria então o Prius C?

Procurada, a Toyota afirmou que o registro de desenhos muitas vezes é feito pela matriz.
A marca ainda disse que estes pedidos são feitos para resguardar o design de um veículo que pode ser interessante para aquele mercado, mas que não há informações sobre sua produção e comercialização por aqui.

WhatsApp Cidwan